30/01/06

Encontrei esta pérola de sabedoria...


Caminha placidamente entre o ruído e a pressa. Lembra-te de que a paz pode residir no silêncio.
Sem renunciares a ti mesmo, esforça-te por seres amigo de todos.
Diz a tua verdade quietamente, claramente.
Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar.
Evita os ruidosos e os agressivos, porque eles denigrem o espírito.
Se te comparares com os outros, podes converter-te num homem vão e amargurado: sempre haverá perto de ti alguém melhor ou pior do que tu.
Alegra-te tanto com as tuas realizações como com os teus projectos.
Ama o teu trabalho, mesmo que ele seja humilde; pois é o tesouro da tua vida.
Sê prudente nos teus negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos.
Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a virtude; há muitas pessoas que lutam por ideais formosos e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo. Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações. Não sejas cínico no amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva.
Aceita com serenidade o cortejo dos anos, e renuncia sem reservas aos dons da juventude.
Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas.
Mas não inventes falsos infortúnios.
Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão.
Sem esqueceres uma justa disciplina, sê benigno para ti mesmo. Não és mais do que uma criatura no universo, mas não és menos que as árvores ou as estrelas: tens direito a estar aqui.
Vive em paz com Deus, seja como for que O imagines; entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em paz com a tua alma, apesar da ruidosa confusão da vida.
Apesar das tuas falsidades, das tuas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela.
Sê cuidadoso.
Luta por seres feliz.
(Inscrição datada do ano de 1692. Foi encontrada numa sepultura, na velha igreja de S. Paulo de Baltimore)

27/01/06

Linha editorial

Lancei este “projecto” faz meio ano e durante este tempo procurei uma linha editorial para este espaço.
Admito que fiquei surpreendido com a quantidade de comentários e o número simpático de visitas que este espaço logrou ter durante este tempo. Vale a pena de certo manter este espaço! A dificuldade que encontro é encontrar um “fio condutor” que uniformize este blog.
Tenho lido outros espaços como estes, outros blogs alguns mesmo de padres, e só me fizeram questionar mais ainda… Será melhor fazer deste espaço um lugar de desabafos e (in) confidencias ou deverei aproveitar este lugar para simplesmente evangelizar usando a simplicidade daquilo que escrevo.
Decidi manter este espaço. Espero que ele seja um cantinho de encontro…espaço de amizade e partilha…

26/01/06

S. Timóteo e S. Tito... interpelações!


(2 Tim. 1, 1-8; Lc. 10, 1-9)

Celebramos hoje na Igreja S. Timóteo e S.Tito… amigos, discípulos, companheiros e colaboradores de S. Paulo. Ambos foram bispos (Timóteo bispo de Eféso e Tito bispo de Creta).
Ambos acompanharam S. Paulo no seu trabalho de Evangelização até que este lhes confiou a missão de orientaram comunidades cristãs.
Enquanto andaram juntos a Evangelizar com certeza eram bastante amigos e com certeza que a amizade entre eles crescia sempre…mas houve uma altura que tiveram de se separar… eram precisos bispos nas novas comunidades cristãs e eles tiveram de deixar o amigo Paulo.
Apesar disso a amizade não desapareceu… continuou a crescer! Mesmo longe estes discípulos mantinham uma profunda amizade com Paulo. Como não haviam ainda as facilidades de comunicação que hoje temos (telemóveis, msn e facilidade de deslocações) … hoje é fácil manter a amizade mesmo estando longe.. naquele tempo era muito difícil.
Paulo e estes dois seus discípulos correspondiam-se… S. Paulo escreveu cartas a Timóteo e a Tito para os ajudar a resolver os problemas que tinham de enfrentar nas suas comunidades cristas e para os ajudar a crescer na fé. O texto que escutamos como primeira leitura diz-nos o grande segredo que unia estes três homens… o segredo que mantinha a sua amizade… Qual seria esse segredo?
- S. Paulo diz que “recorda-se de Timóteo nas suas orações…” Rezarem uns pelos outros era o grande segredo que mantinha aquelas amizades…Será que nós rezamos pelos nossos amigos? Será que nos lembramos de rezar por aqueles de quem gostamos…? Por aqueles que tudo fazem para que nada nos falte?
Outro segredo que mantinha aquela amizade era o testemunho de Jesus que os três procuravam dar. S. Paulo pede, no texto que escutamos, que Timóteo nunca se envergonhe de dar testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo…O amor a Cristo unia intimamente estes três santos da Igreja primitiva.
O que será que nos une uns aos outros? Serão apenas os mesmo gostos musicais ou futebolísticos ou será Jesus Cristo o nosso grande e maior amigo?
O Evangelho de hoje fala-nos da necessidade de pedir mais trabalhadores para a ceara do Senhor.
São precisos muitos e santos operários para esta messe enorme que é o mundo. São precisos muitos e santos operários como Tito e Timóteo que se entreguem sem reservas ao serviço do reino de Deus.
É certo então que os operários são poucos… onde quer que vá toda a gente me diz… venha para aqui para junto de nós Senhor padre! Toda a gente se queixa com a falta de vocações… sacerdotais e outras. É certo então que faltam operários… como nos situamos nós face a esta certeza?
Será que ficamos indiferentes? Será que esse problema é só para os outros? Para os que “mandam na Igreja”?
Será que ficamos preocupados? Mas ficamos na mesma… alguém irá resolver este problema….
Ou então será que nós nos preocupamos com esta falta de operários! Será que nós rezamos para que surjam mais operários? Será que nos pedimos mais e santos operários? Será que nós próprios já demos conta que também somos operários desta ceara?
Não é fácil trabalhar nesta ceara… não é fácil trabalhar neste mundo e nesta cultura. Não é fácil apresentar proposta de Jesus… mas com Ele a nosso lado e com o exemplo de santos como S. Timóteo e S. Tito de certo encontraremos o nosso lugar no trabalho do reino…Tão bom seria que surgissem muitos padres e muitas outras vocações… mas… se forem poucos…que sejam santos como S. Timóteo e S. Tito que se dedicaram totalmente a Jesus e ao serviço do próximo!

23/01/06

Palavras de animo!


Os nossos dias são como a natureza! Há dias frios...há dias chuvosos e nebulados... há dias cinzentos... mas também há dias de Primavera e de sol. Se vives dias cinzentos aguarda com esperança dias de sol. Quem merece só pode ser feliz!

18/01/06

Sementes


Pouco importa o ponto de partida ou até mesmo a meta... O importante são as sementes que vamos largando ao longo do caminho!

17/01/06

"Blogar..."


Como é bom saber que alguém lê aquilo que escrevemos… como é bom saber que a nossa voz pode chegar muito longe; mais ainda… como é bom saber que a nossa voz pode ser muito importante para alguém que não conhecemos pessoalmente...Como é bom fazer amizades tendo como ponto de partida somente a mesma fé em Jesus Cristo
Estes novos recursos informáticos aproximam-nos vertiginosamente! Fico felicíssimo por descobrir uma infinidade de blogs espirituais. Aprendo tanto com tanta gente…

14/01/06

Um abraço de amizade...

Nós os jovens temos de ser a alegria e a esperança para este mundo!
Grita comigo... que é possivel... avançar contra a corrente!