31/05/06

Curioso não?!

Muitos procuram baralhar as nossas convicções! Até é facil confundir-nos! Não é?!

30/05/06

29/05/06

Avessos a tanta coisa

Pediram-me à tempos para fazer publicidade ao livro e ao filme - Código de Da Vinci! Bem não foi nada assim… pediram-me uma opinião, para um jornal, sobre a obra e se pretenderia ir ver o filme!... Esta é a melhor publicidade quando deixa de ser publicidade e ganha estatuto de noticia.
O sacerdote inicialmente contactado recusou-se a comentar o filme argumentando que “é dar importância aquilo que a não têm!”
Eu, desconhecendo esta recusa, acedi comentar o livro e dar a minha opinião sobre esta obra! Respondi a tudo o que entenderam perguntar...
O artigo sai no dia de estreia do filme (publicidade da melhor!) e o jornalista pouco mais fez que recolher afirmações minhas… O artigo resumia-se a pouco mais que isso…O mais interessante era o titulo do artigo: - Padres avessos a comentar o Código de Da Vinci!
Parece que temos bons motivos para nos tornarmos avessos a muitas coisas…

Prestígio ou serviço?

Durante muitos anos era um grande prestígio nas procissões levar as insígnias, as bandeiras, a cruz ou o palio. Havia terras onde só podia levar a andor do padroeiro a autoridade civil maior presente na terra! Era um prestigio desfilar ao lado só Senhor Prior no ponto alto da vida anual da localidade. Actualmente nota-se cada vez maior dificuldade em encontrar gente generosa para prestar esse serviço! As comissões de festas, as irmandades ou as comissões fabriqueiras debatem-se com dificuldades em arranjar pessoas para levar os símbolos nas procissões… Ainda bem que deixou de ser prestígio…agora é serviço! Descubram as diferenças!!!

Terão os fetos direito a reclamar indeminização por factos ilegais?

Em 1999, na Prefeitura de Toyama, no Japão, um carro embateu contra outro veículo, conduzido por uma mulher grávida, por não ter respeitado a prioridade num cruzamento. A mulher foi conduzida ao hospital, e teve o parto algum tempo depois. Mas a criança tinha ficado privada de oxigénio, como consequência do acidente, e nasceu com várias dificuldades motoras e mentais.A Seguradora - a Mitsui Sumitomo - foi condenada ao pagamento da indemnização, não só da mãe, como dos danos da criança, uma vez que a apólice abrangia os familiares transportados.A companhia de seguros recorreu, argumentando que a apólice não cobria "fetos", mas o Supremo Tribunal confirmou a sentença, afirmando que o feto é um membro da família e, portanto, também sujeito do direito de indemnização.

26/05/06

Cada Celebração...

Se alguém, como eu, exerce-se o seu ministério sacerdotal num seminário poderia corroborar as minhas palavras!
Raramente confesso… raramente baptizo… nunca celebrei a unção dos enfermos, raramente acompanho noivos na celebração do matrimónio… raramente presido a uma celebração da eucaristia (apenas 1 ou 2 vezes por semana)! Concelebro diariamente!
Parece estranho isto que afirmo mas… passado quase 9 meses de ordenação sacerdotal ás vezes parece que ainda estou na semana seguinte à ordenação.
Desejo para o resta de minha vida esta continua novidade na celebração dos sacramentos! Espero que jamais caía na rotina de celebrar porque tem mesmo de ser… debitando palavras… sem viver o conteúdo!

25/05/06

Da Guarda para o mundo - Banda J


O grupo de musica cristã “Banda Jota”, do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG), prepara-se para lançar o seu primeiro CD, intitulado “[a]braços”, o mesmo título da música que se tornou o "hit" da banda. A obra está a carga das Edições Salesianas e será apresentada no Auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, a 4 de Junho pelas 17h00.
A “Banda Jota” apareceu pela primeira vez em Janeiro de 2003, no primeiro fórum juvenil que o DPJG organizou e, desde então, tem animado encontros de jovens em quase todo o país, dedicando-se à composição e aos concertos para “anunciar e testemunhar Jesus”.
Um dos vocalistas é o responsável pelo DPJG, Pe. Jorge Castela, que já explicou à Agência ECCLESIA que a música é uma forma pastoral “mais aberta”.
Composto por 10 elementos de ambos os sexos, na sua maioria inseridos em grupos de jovens ou em actividades pastorais na Diocese da Guarda, provenientes de vários pontos da diocese, o grupo tem crescido e conta já com um leque grande de temas originais, uns de animação e outros mais eucarísticos.
A Banda não optou por começar pelo lançamento de um CD, mas foi elaborando um repertório original e ganhando experiência de palco que já a levou a vários concertos fora da Diocese da Guarda. As músicas têm estilos muito diferentes, que vão do Rap ao Reggae, passando por música de meditação.
Para as Edições Salesianas, “os níveis de popularidade que as suas músicas atingiram justificam a gravação do CD, que será, por certo, muito bem acolhido”.
Mais informações sobre a banda na sua página oficial, www.bandajota.com.

24/05/06

Comentários...


Não sei se costumam consultar os sites dos jornais nacionais de referência!
Sugiro aos meus caros amigos leitores que leiam os comentários às notícias de cariz religioso dos diversos jornais!
Esses comentários livres são do mais interessante! Tanto ódio… tanta inveja e desejo secreto de vingança para com tudo o que diz respeito à Igreja…
Como é bom ser diferente! Como é bom ter contenção verbal…como é bom silenciar a raiva que esses comentários fazem despertar…
Não tenhamos vergonha de testemunhar Jesus sempre… em qualquer circunstância… mas sem entrar em guerras verbais exageradas ou faltando à caridade para com quem intelectualmente é injusto ou incorrecto.

23/05/06

Role a bola!

Ainda bem que o Rui Costa volta enfim ao Benfica! Ainda bem que hoje jogam os sub 21 para o Euro que se realiza em Portugal! Ainda bem que o mundial esta quase a começar... Poderemos assim mais facilmente esquecer os males do país onde vivemos, como esta história do desvio maluco da A24 que vai custar 100 milhões de euros por causa de 7 lobos...
Quantos postos de trabalho não conseguiriamos criar com 20 milhões de contos?!
Que role a bola... e bem rápido! Antes o ópio do povo que a estupidez!

Artigo baseado no "passe longo" de Alexandre Pais

18/05/06

O Código... Publicidade da melhor!

Chega hoje às salas de cinema de todo o mundo “O Código da Vinci”, uma das obras mais polémicas dos últimos anos ao colocar em causa as bases da Igreja Católica e os evangelhos. Entre outras teorias, sustenta o casamento de Jesus Cristo com Maria Madalena e posterior descendência, estendendo-se até aos dias de hoje. Baseado no best-seller de Dan Brown, o filme promete ser um sucesso de bilheteira. “Tem tudo para ser um bom filme, uma boa obra de ficção”, descreve o padre António Martins. Face à polémica, o nosso jornal tentou ouvir a opinião de alguns sacerdotes na região, mas só aquele (que é um dos mais jovens padres da Diocese da Guarda) se mostrou disponível. A Diocese da Guarda, através de Francisco Barbeira, declinou qualquer contacto sobre o assunto, considerando que isso seria “dar importância ao que não a tem”.Por sua vez, António Martins, de 26 anos, professor, no Seminário do Fundão, não esconde que coloca a possibilidade de ir ver o filme. Apesar de considerar que o livro foi escrito com “alguma malícia”, também defende que, “estilisticamente, é uma obra de leitura agradável e de certo modo cativante”. Mas acusa Dan Brown de apresentar “teorias por ele inventadas sobre história, religião e arte, como se fossem verdades”.“

ÉPOCA CARENTE DE CULTURA RELOGIOSA
”Sobre as polémicas que Dan Brown lança sobre organizações como a “Opus Dei” e os “Templários” António Martins apenas comenta: “Numa época carente de cultura religiosa, o escândalo que a obra causa e o marketing bem elaborado foram ingredientes de sucesso”. Segundo refere, o autor “ataca a Igreja, na medida em que acusa os católicos de supostos crimes para silenciar a vida secreta de Jesus e afirma isto como sendo verdade histórica”. Com alguma indignação, critica Dan Brown de teorizar a existência da Igreja como “uma invenção do Imperador Constantino e uma grande mentira histórica que serviu ao Imperador para unir o império”.Novidades, só nos evangelhosPara o padre António Martins, muitos dos comentários feitos sobre “O Código Da Vinci” são desenecessários. “Se entendessemos a obra como pura ficção, seriam escusados todos os comentários”. “Quem quiser saber quem era Jesus Cristo, deve ler o Novo Testamento, que foi escrito há quase 2000 anos. Quem quiser conhecer os Evangelhos vai encontrar muitas novidades a respeito de Jesus!”

16/05/06

Ai Fátima... Fátima!


Gosto tanto de ir a Fátima!
Realmente aquele lugar é especial… Realmente ali sente-se uma paz especial… Uma comunhão mais intima com Maria que a Jesus nos quer levar!
Gosto muito de ir a Fátima mas nunca nos dias de grande confusão! Vou nos dias de semana e poucas vezes no Verão!
Este ano o lema que precise à vida do santuário é o VI Mandamento: “Guardar castidade nas palavras e nas obras!”
Uma amiga minha contou-me alguns acontecimentos insólitos que aconteceram nesta ultima peregrinação de 12 e 13 de Maio… Até arrepia… mas infelizmente não me admira! Este lema ficou tão longe de ser cumprido!!!
- A fé das velinhas…. Tanta gente vai a Fátima atirar as velas ao fogo! Rezar? Que é isso?
- A enorme vaga de assaltos que sempre acontece nas peregrinações!
- O transito insuportável… e a falta de respeito e civismo entre aqueles que deveriam ser “peregrinos”!
- A visita aos túmulos dos pastorinhos é das coisas mais vergonhosas que podemos assistir… chapéus na cabeça… pastilha na boca… telemóvel para a fotografia ou para a chamada…!!!
- Respeitar filas?! Só se eu estiver em primeiro lugar…
- Nesta ultima peregrinação até houve, para cúmulo da vergonha, gente a chegar a “vias de facto” frente ao túmulo de Irmã Lúcia por questões de precedência na fila para visitar!
- Já para não falar no comércio… cada vez com técnicas mais agressivas de interpelação!
É preciso ter muita fé e uma grande convicção interior para rezar verdadeiramente nestes dias de peregrinação!
Espero ir muitas vezes a Fátima… como verdadeiro peregrino… mas dificilmente irei em dia de peregrinação aniversaria!
Obrigado Su

13/05/06

Um privilégio...


Da janela do meu quarto nesta época do ano vejo... sou realmente um felizardo!

A fé das velinhas!

Sexta feira... noite do dia 12 de Maio…
Junto da porta principal da Igreja Matriz da cidade um grupo grande de gente, de todas as idades, de vela na mão, aguarda a saída da procissão de velas! Tarda a procissão a sair… alguém espreita dentro da Igreja! Reza-se o terço! As pessoas do lado de fora ficam em estado de choque… então não há procissão de velas este ano?! Os padres tiram-nos a fé… este padre velho… já devia ter ido embora! Alguns vão-se embora… outros ficam mais algum tempo! Se tivessem entrado na Igreja teriam descoberto que o pároco havia sido internado no hospital há alguns dias e aquele terço estava a ser rezado pelas suas melhoras! “Haja paciência para tão pouca inteligência”!

12/05/06

Uma rádio especial

Recebi a recomendação de um amigo...
Temos um rádio portuguesa on line 24 horas por dia com música de inspiração cristã!
Recomendo que acompanhem a emissão como companhia durante a navegação!

http://xtofm.no.sapo.pt/

10/05/06

Amizade


A mor autêntico
m agnanime doçura!
i negualável
z elo oportuno.
a legria permanente
d edicação intensa
e sperança de futuro!

08/05/06

"Pérolas de Sabedoria"... Mundo louco!

"Ver um reality show é como ficar parado a ver um acidente na auto-estrada - é mórbido!"
Vergílio Castelo - actor
Alguém sensato!!!

"Recebi de um realizador uma proposta para dormir com ele em troca da minha participação num filme seu."
Elsa Raposo - modelo
Quem procura a fama sem mérico sujeita-se!

"Sou um homem da terra, gosto de sujar as mãos e os pés. Raramente vou à câmara!"
Avelino Ferreira Torres - enquanto presidente de Câmara
Agora tem todo o tempo do mundo para se sujar ainda mais!

"A prisão do meu pai ajudou-me na carreira"
Marta cruz - modelo
Parabéns por teres um pai preso por pedófilia!

"Sou o Jesus Cristo da politica, uma vitima paciente, que suporta tudo, que se sacrifica por todos!"
Silvio Berlusconi - ex-primeiro ministro italiano
Estamos perante uma bela e perfeita definição da palavra heresia!

"A inquisição subiu ao poder. Deus me acuda com o novo Papa."
José Saramago - escritor
Não se preocupe! Os últimos livros, pela falta de qualidade linguistica e ortográfica, jamais figurarão no Index!

"Soraia Chaves saltou directamente da casa dos pais para o selecto grupo das portuguesas mais desejadas. No dia da estreia do filme "O crime do Padre Amaro", ainda não tinha casa própria. Hoje é uma das estrelas da televisão e protagonista da cena de sexo mais vista de sempre. Não fez a coisa por menos. O seu corpo há muito é conhecido das passarelas."
Revista Sábado - pag. 58
Terás um futuro glorioso porque o ponto de partida enche-te de orgulho!

05/05/06

Bodas de Diamante do Seminário da Guarda


O actual edifício do Seminário Maior da Guarda assinala, no próximo domingo, 7 de Maio, as Bodas de Diamante. A funcionar desde 1931, na zona do Bonfim, o Seminário foi construído pela Diocese da Guarda, com donativos de muitos benfeitores e amigos, com o objectivo de preparar futuros padres. Nos últimos anos, o edifício sofreu profundas obras de recuperação e adaptação, uma vez que se encontrava bastante degradado.
Para assinalar a os 75 anos estão programadas diversas iniciativas que terminam com a Eucaristia de Jubileu, pelas 16.00 horas, na Sé Catedral. De acordo com o programa, a Eucaristia será celebrada pelo Núncio Apostólico, mas ao que o Jornal A Guarda conseguiu apurar, tal não irá acontecer devido a problemas de saúde de D. Alfio Rapisarda.
O programa começa hoje dia 5 de Maio, pelas 21.00 horas, com um encontro de coros, na Sé Catedral, com a participação do Coro da Sé Catedral da Guarda, Orfeão do Centro Cultural da Guarda e Grupo Coral Pedras Vivas. No sábado, 6 de Maio, José Agostinho Moita, José Tomás Ferreira, Horácio Rabaça Gaspar, José Manuel Gonçalves Monteiro e António Carlos dos Santos Martins, são os convidados do painel que vai decorrer no Seminário Maior da Guarda, a partir das 10.30 horas. Esta iniciativa termina com a apresentação do livro “História e vida dos Seminários da Guarda e Fundão”, de Monsenhor Alfeu dos santos Pires. “A Fé e a Ciência” é o tema da conferência que o Professor Carvalho Rodrigues vai proferir, no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, pelas 15.00 horas. No mesmo local, mas às 21.00 horas, vai ser apresentado o filme “Jesus, Peregrino da Luz”.O dia 7 de Maio é dedicado às famílias dos actuais seminaristas, com um encontro, pelas 11.00 horas e um almoço convívio.

Fonte: www.ecclesia.pt

03/05/06

Dois apóstolos...

S. Tiago - Jesus depois de ter ressuscitado… apareceu-lhe de forma especial.
A importância do encontro pessoal ... intimo com Jesus!

S. Filipe - foi dos primeiros discípulos – dos primeiros a seguir Jesus para todo o lado!
Jesus disse-lhe: Filipe, há tanto tempo estou convosco e não Me conheces?

- António... há tanto tempo que estou contigo e não me conheces?