26/01/06

S. Timóteo e S. Tito... interpelações!


(2 Tim. 1, 1-8; Lc. 10, 1-9)

Celebramos hoje na Igreja S. Timóteo e S.Tito… amigos, discípulos, companheiros e colaboradores de S. Paulo. Ambos foram bispos (Timóteo bispo de Eféso e Tito bispo de Creta).
Ambos acompanharam S. Paulo no seu trabalho de Evangelização até que este lhes confiou a missão de orientaram comunidades cristãs.
Enquanto andaram juntos a Evangelizar com certeza eram bastante amigos e com certeza que a amizade entre eles crescia sempre…mas houve uma altura que tiveram de se separar… eram precisos bispos nas novas comunidades cristãs e eles tiveram de deixar o amigo Paulo.
Apesar disso a amizade não desapareceu… continuou a crescer! Mesmo longe estes discípulos mantinham uma profunda amizade com Paulo. Como não haviam ainda as facilidades de comunicação que hoje temos (telemóveis, msn e facilidade de deslocações) … hoje é fácil manter a amizade mesmo estando longe.. naquele tempo era muito difícil.
Paulo e estes dois seus discípulos correspondiam-se… S. Paulo escreveu cartas a Timóteo e a Tito para os ajudar a resolver os problemas que tinham de enfrentar nas suas comunidades cristas e para os ajudar a crescer na fé. O texto que escutamos como primeira leitura diz-nos o grande segredo que unia estes três homens… o segredo que mantinha a sua amizade… Qual seria esse segredo?
- S. Paulo diz que “recorda-se de Timóteo nas suas orações…” Rezarem uns pelos outros era o grande segredo que mantinha aquelas amizades…Será que nós rezamos pelos nossos amigos? Será que nos lembramos de rezar por aqueles de quem gostamos…? Por aqueles que tudo fazem para que nada nos falte?
Outro segredo que mantinha aquela amizade era o testemunho de Jesus que os três procuravam dar. S. Paulo pede, no texto que escutamos, que Timóteo nunca se envergonhe de dar testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo…O amor a Cristo unia intimamente estes três santos da Igreja primitiva.
O que será que nos une uns aos outros? Serão apenas os mesmo gostos musicais ou futebolísticos ou será Jesus Cristo o nosso grande e maior amigo?
O Evangelho de hoje fala-nos da necessidade de pedir mais trabalhadores para a ceara do Senhor.
São precisos muitos e santos operários para esta messe enorme que é o mundo. São precisos muitos e santos operários como Tito e Timóteo que se entreguem sem reservas ao serviço do reino de Deus.
É certo então que os operários são poucos… onde quer que vá toda a gente me diz… venha para aqui para junto de nós Senhor padre! Toda a gente se queixa com a falta de vocações… sacerdotais e outras. É certo então que faltam operários… como nos situamos nós face a esta certeza?
Será que ficamos indiferentes? Será que esse problema é só para os outros? Para os que “mandam na Igreja”?
Será que ficamos preocupados? Mas ficamos na mesma… alguém irá resolver este problema….
Ou então será que nós nos preocupamos com esta falta de operários! Será que nós rezamos para que surjam mais operários? Será que nos pedimos mais e santos operários? Será que nós próprios já demos conta que também somos operários desta ceara?
Não é fácil trabalhar nesta ceara… não é fácil trabalhar neste mundo e nesta cultura. Não é fácil apresentar proposta de Jesus… mas com Ele a nosso lado e com o exemplo de santos como S. Timóteo e S. Tito de certo encontraremos o nosso lugar no trabalho do reino…Tão bom seria que surgissem muitos padres e muitas outras vocações… mas… se forem poucos…que sejam santos como S. Timóteo e S. Tito que se dedicaram totalmente a Jesus e ao serviço do próximo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Algumas ideias interessantes. Eu li até ao fim