27/06/06

Ter de saber de tudo!


Enquanto estudante reclamava constantemente por ter de estudar… por ter de dedicar tanto tempo a ler e reler livros muito mais que maçadores…
Agora noto que, por mais que saiba, por mais que tenha levado o estudo a sério… falta tanto! Falta saber tanto…
Falta sim… Porque o senhor padre tem de ter uma resposta para tudo… e uma resposta sábia, convicta e fundamentada! Como é difícil...

3 comentários:

Pe.T.C. disse...

Até sobre futebol ou sobre a decoração de montras que falam de promoções!

Anónimo disse...

Sim é verdade! Mas nao é necessario ser padre! Penso que cada um deve saber instruir-se nao só nas coisas de que gosta, assim como naquelas de que gosta menos,de modo a poder construir criticas fundamentadas:)
um abraço amigo:)

CA disse...

"Porque o senhor padre tem de ter uma resposta para tudo… e uma resposta sábia, convicta e fundamentada! Como é difícil..."

Mais do que difícil, parece-me impossível. Mas será que um padre deve manter essa imagem de saber tudo? Nota que eu valorizo muito o estudo, mas hoje é impossível ter resposta para tudo. Dentro da Igreja ainda se vai tentando manter essa imagem da "resposta para tudo", sustentada nas posições oficiais sobre mil e um assuntos. Mas por vezes a ânsia de dar uma resposta pode levar a grandes problemas (pessoalmente é o que penso que se está a passar na bioética).

Mas qual foi a pergunta que Jesus fez a Pedro antes de lhe dizer «Apascenta os meus cordeiros.»?
- «Simão, filho de João, tu sabes mais do que estes?»
- «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?»
(Jo 21)