28/11/06

Novamente um código de barras...

Acompanhei, faz algum tempo, uma pessoa muito amiga quando esta foi fazer a sua matrícula na Universidade…
Papeis sem fim… número de bilhete de identidade e de contribuinte colocado vezes sem conta… a burocracia habitual!
No final de tudo um último papel que é preciso assinar… achei tão interessante aquele papel… Era uma folha de tamanho A4, normalíssima, cheia de códigos de barras e no final de tudo pedia-se uma assinatura.

Cada vez mais somos um número… um código… e não pessoas com subjectividade, autonomia, dificuldades, sonhos…anseios!

Já tinha abordado este assunto... parece simples mas acho-o muito simbólico!

"Um simples código de barras...
Fui com "um dos meus meninos" às urgências de um centro de saúde e, apesar das contingências, posso dizer que fomos bem atendidos e muito bem tratados.Havia bastante tempo que não recorria a estes serviços e por isso surpreendeu-me uma novidade! Agora colocam no pulso dos doentes, depois do rastreio inicial, uma pulseira autocolante com um código de barras.Podem dizer me que utilizam este procedimento como forma de organização e podem até argumentar com uma maior eficácia, rapidez e qualidade no serviço prestado... No entanto, por limitação minha de certo, não consigo deixar de pensar na desumanização das pessoas... Cada vez mais somos um número e não uma pessoa. Qualquer dia implantam-nos um chip e deixamos de ter nome e subjectividade... Seremos um registo informático… um simples código de barras! "

3 comentários:

Maria João disse...

A tecnologia torna o trabalho mais fácil, mas, de facto, não podemos esquecer que estamos a falar de seres humanos. Todos nós somos importantes. Todos nós somos filhos de Deus.



beijos em Cristo

Anónimo disse...

Um abraço.
Gostei e pus em "O melhor dos blogues".

joaquim disse...

Num tempo em que tanto se fala da liberdade individual, é interessante, para não dizer outra coisa, verificarmos, que com os cartões de débito/crédito, com os cartões eletrónicos da saúde e outros, com as televisões em diversos sitios publicos a filmarem quem passa, cada vez mais, se pode saber onde está, onde passa, o que faz, cada pessoa.
Oxalá não apareça por aí um "Big Brother", porque já tem a vida muito facilitada.
Somemos-lhe agora o código de barras e a coisa está quase completa!!!
Abraço em Cristo