16/11/06

Uma Igreja em constantes cuidados paliativos!

Parece-me a mim que muitas das coisas que faço, muitas das cerimónias em que participo, alguns dos projectos que sou desafiado a participar são “cuidados paliativos” que tenho de prestar… Os últimos cuidados que se prestam antes de morrer!
Certas cerimónias, tão só produto da tradição, e até certos projectos… é aguentar até… acabar!
Preocupa-me bastante descobrir nas paróquias uma religião tão só de tradições e hábitos… apetece desligar a máquina e deixar mesmo morrer! Mas depois que fica? Que propomos em troca? Estarão as pessoas dispostas a trocar a religião do “sempre foi assim” pela religião verdadeira e viva!?
Pior ainda… certos projectos eclesiais que resultaram numa sociedade de cristandade e que ainda mantemos… Se falarmos a nível vocacional então…
Avancemos com confiança em quem tudo pode! Dignifiquemos o que está em cuidados paliativos mas procuremos novas formas e novos caminhos de levar o Evangelho às pessoas… este não é só trabalho do padre… esta é também a tua missão!
Estou certo ou estou errado?!

5 comentários:

Maria João disse...

Está certíssimo.

Todos nós somos Igreja, todos nós temos de contribuir para ela, sem pensar em desistir.

joaquim disse...

Às vezes temos receio de introduzir "novas coisas", novas formas de celebrar, de orar, de adorar, porque pensamos que as pessoas habituadas à rotina não vão querer, não vão gostar.
E às vezes somos surpreendidos, alegremente surpreendidos, porque as pessoas se empenham e até dizem: Até que enfim, que alguém mudou e "deu vida" à rotina.
Não sou padre, mas tenho acompanhado alguns e repito por vezes, somos surpreendidos.
O que é preciso é começar e por vezes sem perguntar nada!!!
Abraço em Cristo

Paula disse...

Estás certo... as tradições fazem com que a fé se torne previsível, como se Deus fosse um Robot.

Aliás, a Boa Nova de Cristo é mesmo a Nova vida n'ele, que todos os que o aceitam como SAlvador têm, e um viver em liberdade, totalmnente guiados pelo Espírito.

E pouco disso é visível nas Igrejas.

Um abraço

CA disse...

Estás certo. Um abraço.

Anónimo disse...

Achei interessante este teu post e "roubei-o" para "O melhor dos blogues".
Penso que não terás nada a objectar.
Continua a escrever coisas interessantes.