11/09/06

Coisas de padre...

Durante o mês de Agosto procurei ajudar alguns colegas padres de forma a poder facilitar-lhes um pouco a vida neste tempo de maior trabalho e festas diversas.
Passei por inúmeras terras e celebrei em inúmeros lugares… muitos pormenores poderia partilhar!
Apenas dois que considero interessantes…
Interessante reparar que nalgumas paróquias as pessoas chegavam em cima da hora e antes de dizer “ide em paz….” já estavam a sair porta fora… interessante que nestas paróquias custava-me a celebrar… senti que as pessoas estavam ali por tradição… porque sempre foi assim… estavam porque sempre estiveram.
Noutras paróquias encontrava gente que chegava muito tempo antes da celebração e, terminada esta, continuavam ainda alguns momentos em silenciosa oração. Interessante que, nestas paróquias, as pessoas parecia-me que viviam com maior intensidade a oração comunitária.
Outro aspecto que considerei muito interessante foi o “obrigado” sincero de algumas pessoas das comunidades por onde passei… algumas dessas comunidades sem pároco… sentiram-se na necessidade de agradecer a minha presença e o facto de ter ido rezar com eles e por eles…. Eu é que agradeço o que aprendo com toda esta gente!

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu querido amigo é perfeitamente normal que as pessoas agradeçam a tua presença, visto que o agradecimento é bem merecido! O teu blog é também um espaço onde mto se aprende, onde acima de tudo, tu nos ajudas a reflectir/ a parar para pensarmos (paramos nao por obrigaçao, mas porque queremos parar). O que se passou nas paróquias onde foste celebrar acontece um pouco por todo o lado...agora pergunto-me: qual o valor/o sentido/o significado da Eucaristia?
Um abraço e boa semana:)

Anónimo disse...

Deve ser muito interessante o contacto com realidades religiosas de diferentes zonas e mesmo paróquias.
É uma boa maneira de avaliar diversas vivências da espiritualidade (e não só.
Sobretudo quando se fica ao fundo das igrejas.
A propósito: estás linkado no meu blog.