07/12/06

Imaculada Conceição


Deixemos o tema que me tira do sério... e falemos a sério de outras coisas.
Deixemos as crianças que podem nao vir a nascer e falemos para aqueles que têm o privilégio (dom) de viver.

Que festa é esta que hoje celebramos?

Que festa é não sei muito bem… que festa deveria ser tenho algumas respostas.
Deveria ser a festa do Céu e da terra – a festa dos Homens e a festa de Deus… deveria ser a festa da Igreja que honra a mãe de Jesus e nossa mãe… aquela que une o céu e a terra no seu ventre quando acolhe Jesus… é aquela que sendo humana é escolhida por Deus para realizar o seu plano de amor divino.
Deveria ser a festa da mulher… Maria deveria ser exemplo para todas as mulheres. Exemplo de entrega, serviço, disponibilidade, amor. Maria deveria ser exemplo de amor a Deus, ao próximo e à vida. A sua vida, tão difícil, deveria ser causa de interpelação para todos. (a pouco dignidade dada à mulher… a exploração sexual ou sentimental… a perda da identidade feminina!)
Deveria ser a festa da mãe… esta dignidade tão maravilhosa confiada às mulheres. Maria é exemplo de mãe verdadeira… mãe que acompanha sempre… mãe que não abdica jamais de viver com e para Jesus. (famílias desfeitas…modelo tradicional de família tão destruído… mães que sendo-o não o querem ser…)
Deveria ser a festa dos jovens… Maria era muito jovem quando Deus lhe pediu esta missão tão importante de ser mãe do salvador. Maria deveria ser exemplo para os jovens que deveriam procurar imitar sempre a beleza e a inocência de Maria. (que jovens? Onde estão eles? Que legado lhe deixamos!?)
Deveria ser a festa de Portugal! A nossa nação tem como padroeira a Imaculada Conceição… ( é uma padroeira desconhecida… esquecida…Portugal tem outros problemas mais importantes para resolver… económicos!)

3 comentários:

paula disse...

Maria é realmente a representação mais perfeita do amor,um amor tão imenso que a aproxima de todas as mulheres dignas desse nome e que ao serem mães deviam seguir o exemplo Daquela que amou sem limites.Maria é o ideal de mulher que ao ser-lhe incumbida uma missão divina não hesitou um segundo e abraçou com todo o seu coração humano essa missão e ao abraça-la se tornou tão distante do terreno e do efémero.Deve ser louvada agora e sempre esta Nossa Senhora tão gloriosa e que nos apela ao nosso sentido de dever e de entrega sem igual.Suportou a morte do seu filho tão amado e tão perfeito,o cordeiro de Deus que nos salvou de todos os pecados e o seu coração sabia que não haveria ser que reunisse tamanha perfeição como o seu filho e no entanto de forma abnegada aceitou a sua missão.Nossa Senhora mãe de Deus e mãe de todas as mães e de todos nós que amamos o próximo e nas suas virtudes nos espelhamos.
Padre Tó parabéns pelo seu blog - faz-nos de facto reflectir e tem pensamentos de inigualavel beleza.bem haja.Um abraço.Paula

Anónimo disse...

Meu querido amigo está aqui um post impecável!!! Palavras tao sábias, Maria é, sem sombra de dúvida, a IMACULADA, a medianeira de DEus e dos exemplos - O VERDADEIRO EXEMPLO DE MULHER!:)
Um beijinho grande da amiga distante, mas presente através da palavra!!!
Obrigadissimo pelas tuas palavras!

Elsa Sequeira disse...

Que Maria nos guie, e aos nossos jovens...porque realmente está tudo um pouco complicado...

:))