08/02/06

Um simples código de barras...

Fui com "um dos meus meninos" às urgências de um centro de saúde e, apesar das contingências, posso dizer que fomos bem atendidos e muito bem tratados.
Havia bastante tempo que não recorria a estes serviços e por isso surpreendeu-me uma novidade! Agora colocam no pulso dos doentes, depois do rastreio inicial, uma pulseira autocolante com um código de barras.
Podem dizer me que utilizam este procedimento como forma de organização e podem até argumentar com uma maior eficácia, rapidez e qualidade no serviço prestado... No entanto, por limitação minha de certo, não consigo deixar de pensar na desumanização das pessoas... Cada vez mais somos um numero e não uma pessoa. Qualquer dia implantam-nos um chip e deixamos de ter nome e subjectividade... Seremos um registo informático… um simples código de barras!

3 comentários:

Anónimo disse...

As ovelhas também levam um número...para não haver confusões na altura da vacinação...

Dad disse...

Não viste um mail que anda por aí, já há bastante tempo, que explica que vamos passar a ter um Código Único para todos os actos de qualquer cidadão português? O mail era divertido por a sigla de carta única é CU, mas isso é o futuro mesmo.
Nós já entrámos no verdadeiro Big Brother, o que tudo vê e tudo ouve.
Se resustar, essa do cartão único, é óptimo, escusamos de andar com a carteira cheia de cartões...

Anónimo disse...

E quem conseguir roubar-nos o CU...f...