16/04/07

Comigo habitualmente as pessoas são generosas...


Contam, como tendo acontecido na minha terra natal há longos anos, que uma senhora cheia de generosidade foi levar à casa paroquial um cesto de maças. Esta senhora foi recebida pela irmã do Senhor prior da freguesia (naquela época era habitual as irmãs do Senhor padre serem as governantas da casa paroquial). Contam as pessoas mais idosas que terá acontecido o seguinte diálogo:

A irmã do Senhor padre terá dito:
- Temos cá muitas maças as pessoas têm-nos dado… temo que estas se estraguem!
A generosa senhora, sem medir e com certeza sem intenção terá dito…
- Aceite-as menina porque eu também lá tenho muitas! Olhe que se não são para o Senhor Prior tenho de fazer como fiz às outras... vão para o porco.

Parece-me que estamos a crescer numa cultura pouco generosa. Damos apenas daquilo que nos sobra... mesmo o nosso tempo!
“Dar até doer…” pelo menos a mim continua a desafiar-me!

1 comentário:

Maria João disse...

POdes crer que é um desafio. FIzeste-me pensar. Quantas vezes damos daquilo que nos sobra e ficamos a melhor fatia, em vez de fazermos como a viúva que deu tudo o que tinha.