06/09/10

Mensagem Paroquial

Padre para vós, peregrino convosco

“Se alguém vem ter comigo, sem Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo…”

Hoje as leituras procuram ensinar-nos que seguir Jesus não é um caminho de facilidade… seguir Jesus é um caminho de felicidade mas um caminho exigente, difícil porque exige perseverança no carregar da cruz diária.
Pelo Baptismo recebemos a graça e o desafio de ser discípulos fiéis de Jesus Cristo. Infelizmente nem sempre damos espaço para que a Graça de Deus guie os nossos passos… nem sempre nos comprometemos suficientemente com esta dignidade de sermos Filhos de Deus.
Vivemos numa cultura de exigência minimalista… e até na espiritualidade nos deixamos levar por esta cultura nada comprometedora.
Jesus não quer discípulos envergonhados… Jesus quer discípulos empenhados… comprometidos com a sua Igreja procurando ser fermento no meio da massa. (…)

Pedem-me agora que eu seja também este discípulo empenhado e comprometido na paroquialidade de cinco comunidades cristãs acumulando com os serviços que já prestava a esta Igreja Diocesana no Seminário do Fundão e na captação vocacional.
Teremos muito tempo para nos conhecermos, para nos estimarmos, para partilharmos aquilo que temos e somos e para em conjunto descobrir o que Deus espera de nós…
Não vale a pena apontar grandes metas… a meta deve ser o caminho percorrido com simplicidade e verdade. O único caminho é a Palavra de Deus que há de iluminar a nossa existência, nos há de unir e motivar para cada vez mais profundamente conhecermos e amarmos a Deus que nos criou.

Para este desafio que me pedem tenho apenas um objectivo – conhecer e dar a conhecer, amar e fazer amar mais a Jesus Cristo que revela o Pai;
Tenho apenas um único projecto… amar (do jeito que Jesus ensina!)
Há apenas um meio para alcançar os objectivos e concretizar os projectos…. Trabalhar!
O trabalho, a dedicação e a entrega generosa (tendo como modelo o único bom pastor) são o segredo para resistir e responder à altura aos desafios que constantemente nos são colocados.

Para tudo o resto muita esperança! Estamos nas mãos de Deus e acredito que as mãos de Deus irão abençoar o trabalho, apontar e encaminhar pela verdade e se for necessário ao colo nos há-de carregar.


Como dizia a primeira leitura: -“ Quem poderá conhecer, Senhor, os vossos desígnios, se Vós não lhe dais a sabedoria e não lhe enviais o vosso espírito santo?”
Esta é a nossa maior Esperança. Deus não nos abandona entregues às nossas capacidades e forças humanas; envia-nos o Espírito Santo como garante da verdade e como guia secreto dos nossos passos. Há de ser o Espírito Santo a guiar os nossos passos de família paroquial!
Acredito naquilo que saint exupery diz que só respiramos quando estamos ligados aos nossos irmãos por um objectivo comum que se situa fora de nós; e a experiência mostra que amar não é olharmos uns para o outros, mas olharmos todos na mesma direcção… mais alto, mais fundo, mais largo…mais longe! Será esta a minha missão convosco olhar mais alto, mais fundo, mais largo, mais longe.

Milagres sozinho ninguém faz… com Deus e com a ajuda de todos haveremos de conseguir que Deus esteja mais presente nesta nossa paróquia de….
Neste inicio de ano pastoral… neste inicio de aventura espiritual peço a Deus três coisas: constância, realismo e audácia. A audácia faz precisamente o justo equilíbrio entre a presunção de quem se julga capaz de tudo e a timidez de quem não é capaz de fazer nada!

Assim estamos todos convocados pela Palavra, (não pode haver jogadores suplementes nem quem fique na bancada apenas a avaliar às vezes de forma injusta) e em constante e fraternal atenção uns aos outros esta paróquia há de ser lugar onde Cristo reina porque os seus discípulos carregam a sua cruz do dia a dia com coragem e confiança.
Peço apenas a caridade da vossa oração para esta missão que me confiam e também a vossa oração pelo aumento das vocações sacerdotais e pela minha fidelidade ao tesouro que sou chamado a administrar… Eu rezarei por vós… é essencialmente para isso que precisais de um Sacerdote. Rezai por mim eu passarei o meu tempo a rezar por vós!
Porque quero ser sempre Padre para vós, peregrino convosco!

Sem comentários: