11/09/10

Um abraço... XXIV Comum - C

Quem não gosta de um bom abraço?… Um abraço forte e sentido? Dizem que um abraço é a menor distância entre dois amigos!
Os abraços são dados de muitas formas e com diferentes significados. Há abraços que dizem: "Fico muito contente com a tua amizade..." Existem abraços que expressam o orgulho que se sente por alguém especial!...
Também há abraços que dizem: "Não existe ninguém no mundo igual a ti..." Há abraços doces e ternos que são dados em momentos de tristeza...
Com um abraço também podemos dizer: "Sinto muito", quando alguém está a passar por um momento difícil...
Há abraços que damos, para dizer: "Que bom teres vindo", e outros que dizem: "Sentirei a tua falta quando estiveres longe de mim..."
Não faltam também abraços perfeitos para fazer as pazes... E os abraços cheios de carinho, que nascem do coração... Existem abraços para diferentes ocasiões; abraços rápidos e abraços demorados, um para cada razão um para cada momento... Porém, de todos os abraços, o mais carinhoso é aquele que diz: "Tu estás sempre no meu pensamento… porque és meu amigo e eu quero te sempre muito bem!”
Diz a sabedoria popular que só se realiza um grande amigo depois de um grande abraço!!

Só se sente um verdadeiro amigo depois de um grande abraço!
Tenho certeza que hoje nas leituras que escutamos Deus quer dizer-nos isto mesmo! Deus quer abraçar-nos! Quer ter-nos junto de si… amados!
As parábolas que escutamos no evangelho falam disto mesmo… Deus é este Pai sempre disposto a abraçar-nos! Deus quer sempre ser este pai rico de misericórdia que essencialmente nos quer amar e não tanto julgar ou condenar.
Quem acredita, quem tem fé precisa fazer um constante esforço para não ver apenas em Deus o Juiz implacável que julgará a humanidade mas de ver mais o Pai que nos quer acolher de braços abertos… o pai que nos estende a mão quando caímos, o Pai que nos aponta o caminho para onde seguir… o pai que nos segura na palma da mão quando tudo parece correr mal… o pai que nos abençoa com as suas mãos generosas.
Hoje convido-me a mim próprio e convido-vos a todos a sentirmos-nos abraçados por Deus… a aproximar-nos mais de Deus com confiança sabendo que ele não tira nada… dá tudo! Convido-me a tentar sentir o que um abraço é capaz de fazer. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, sustenta lágrimas, combate incertezas, põe a nostalgia de lado. É até capaz de amenizar o medo.

Se for cheio de ternura, ele guarda segredos e jura cumplicidade. Um abraço amigo de verdade divide alegrias e se apraz em comemorações.

Um abraço bem sentido é como que uma bela oração cheia de força e energia.
Se quisermos assim ser abraçados por Deus teremos depois de olhar muitas vezes para o lado: há sempre alguém que quer ser abraçado, que precisa de um abraço e não tem coragem de dizer.

Partilhemos estes sentimentos… abracemo-nos a propósito e a despropósito… O pior que pode acontecer é ganhar de volta um sorriso de carinho ou, quem sabe, uma palavra sincera.
Um abraço nada custa a quem o dá e sabe tão bem a quem o recebe… se assim acontecer iremos descobrir que nunca estamos sozinhos e que a vida pode ser um eterno céu de primavera.
Que o amor, que nos move e comove, nos leve a fazer desta comunidade cristã um espaço livre, do qual cada pessoa se possa aproximar e se sinta bem acolhida e envolvida; um espaço de confronto e de conforto, onde a permuta dos dons, possa ocorrer! Cada um ofereça o seu próprio coração, como “estalagem”, fazendo do seu próximo mais distante o seu hóspede mais bem-vindo! «Entra, tens aqui um lugar»!

1 comentário:

Carmelo da SS Trindade - Guarda disse...

...é verdade!
uma das grandes experiências que tenho é o Abraço de Deus...desse Deus cuja Personalidade ´
e imponente pelo altíssimo Amor que O forma e se reflete no mais interior de mim...
Quanto mais abraçados por Deus...mais nos sentimos impulsionados a envolver no mesmo gesto os outros que nos circundam...
ah! se eu pudesse contar-te...mas o inexprimivel é, frequentemente a minha linguagem