30/07/07

???

Ontem foi domingo! Como gostava que todos respondessem sinceramente a esta pergunta:
- Tu vives o domingo ou apenas te aproveitas dele?

Milagres… que os há… há!

Como gostávamos de os ver e de os atestar constantemente!
Como gostávamos de ver as leis da natureza serem constantemente alteradas em função das nossas vontades, desejos ou caprichos…
Eu acredito que todos os dias sucedem milagres, pequenos e grandes! O mais difícil é estar atento e ser capaz de os descobrir.
Reparemos em casos concretos; este ou aquele venceu, pelo seu esforço e apoio divino, esta ou aquela dificuldade… teve sucesso em determinado empreendimento ou venceu tentações ou limitações que impedem a liberdade e felicidades mais profundas… As coisas mais simples do dia a dia são muitas vezes as mais ignoradas, no entanto, parece-me que, na maior parte dos casos, são as mais grandiosas... Constituem, em si próprias, os maiores milagres!
Hoje quero falar de uma pessoa que faz milagres… Sim! Faz! E já conseguiu muitos! São milagres pequenos, praticamente imperceptíveis mas tenho a certeza que fez, pela perseverança na oração e pela confiança em Deus, ao longo da vida, imensos milagres.
Ultimamente essa pessoa precisa ela própria de um milagre… a doença grave ameaça-a de forma violentíssima e, com a mesma confiança em Deus que com ela aprendi, peço eu hoje ao bom Pai do céu um milagre. No entanto, sei e sinto, quero e anseio que se faça sempre a Vossa Vontade… mas como eu gostava que, neste caso, a Vossa Vontade fosse a minha!
Bendito sejais Senhor agora e para sempre!
Amén.

28/07/07

XVII Domingo Comum - C

Pai Nosso
Jesus sem querer impor uma forma rigida de oração apresenta no Pai Nosso o modelo de oração mais perfeito que consiste num diálogo intimo e pessoal com o Pai.

“Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar…»”
Lc. 11, 1


Pai-nosso

Como é grande e bom este privilégio
Poder chamar ao Deus altíssimo
Por Pai… meu e de todos.

Santificado seja o vosso nome
Eternamente a minha vida Te glorifique
E por meu intermédio a salvação
Chegue a muitos corações.

Venha a nós o vosso reino
Porque muito o desejamos
Porque todos o queremos
Aqui, já e eternamente.

Dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento…
Dai-nos aquilo que precisamos para uma vida digna
E recompensa, bom pai, o nosso esforço e trabalho.

Perdoai-nos os nossos pecados
Para rezarmos sempre sem ódios no coração
Para isso ensina-nos a amar perdoando…

E não nos deixeis cair em tentação
Porque sentimos e precisamos
Vencer todas as tentações como caminho de santificação
Mas sem Ti não somos capazes!

23/07/07

XVI – Domingo Comum – Ano C


A Serenidade que só de Deus vêm…


«Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».
Lc 10, 42

Sempre a correr
Sempre inquietos
Sempre ocupados
Por isso…
Sempre longe de Deus!

Jesus, porque nos ama…
Porque se preocupa connosco
Quer ver-nos serenos
Tranquilos…
Quer encontrar-nos
Centrados no que é mais importante…
Nele próprio e na sua mensagem.

Da conversa à conversão
Da conversão ao verdadeiro acolhimento
Dos irmãos;
De Deus!

Muito que fazer?! Nunca…
Muito que rezar sempre!

21/07/07

Festival de Verão


Banda Jota - Braços

Acabo de chegar do Festival Jota.
É uma ideia inédita do Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda que reúne algumas das principais bandas de inspiração cristã e congrega jovens vindos um pouco dos quatro cantos do país num estilo de festival rock de verão tão popular actualmente.
Gostei de ter passado por lá e ouvir um pouco de boa música.
Este festival vai prolongar-se por todo o fim-de-semana e não se resume só à música pois também tem previstas inúmeras actividades de formação, diversão e oração dirigidas aos jovens de espírito… Se estiver por perto… apareça!
Se está longe amanhã, depois das 21 horas, pode acompanhar na XTO FM a emissão do festival em directo.

20/07/07

Assim já nos entendemos…

“Sócrates disse que será criada "uma nova prestação de abono de família, que será paga às futuras mães a partir do terceiro mês de gravidez".
"Garantido o acompanhamento médico, as mulheres grávidas, que preencham os requisitos para receber o abono, passarão a ter direito a seis meses de apoio financeiro adicional. Com esta prestação apoiaremos mais de 90 mil famílias e o valor do abono dependerá dos rendimentos. Mas para cerca de 32 mil famílias isto significará um novo apoio de 130 euros", sustentou.
A segunda medida de apoio à natalidade, de acordo com Sócrates, destina-se a apoiar as famílias mais numerosas nos segundo e terceiro anos de vida das crianças - "período em que o acréscimo de despesas é mais relevante e onde o actual abono de família é substancialmente mais baixo".
O Governo vai por isso "duplicar o abono de família, neste período de vida das crianças, para segundos filhos e vamos triplicá-los para os terceiros filhos e seguintes. Trata-se de envolver mais de 90 mil crianças e respectivas famílias num apoio social muito mais efectivo, durante um período em que isso é particularmente necessário", sustentou.”

Fonte: Sic-online

Medidas cosméticas e minimalistas, é certo, mas… antes estas que outras!

19/07/07


Julgo eu que, na vontade de Deus, este seria o nome do Planeta terra…

Verão… Diversão, Anseios, Silêncio…


Chegou a estação do ano que muitos anseiam… Verão, férias para o descanso e para a diversão. Quebra-se, num curto ou longo espaço de tempo, a rotina do dia a dia. Cada um, a seu modo, aproveita para fazer algo que gosta: um passeio cá dentro ou fora, uma praia para bronzear, um espaço para visitar, um encontro com amigos que não se vêem constantemente, entre outras tantas coisas… No entanto, outros também aproveitam para pensar e avaliar o que têm feito, outros anseiam pelo futuro: se irão ou não entrar na universidade tão desejada, onde irão ser colocados no próximo ano lectivo, onde irão exercer e desempenhar aquilo para que se formaram ao longo de todo um curso… E todos anseiam pelo melhor, com mais ou menos entusiasmo.
Neste período de tempo, Deus continua presente, embora, às vezes, mais esquecido pelos seus filhos! Ele continua presente em qualquer espaço em que nos encontremos… E continua a amar-nos, a contar com a nossa atenção.
Por isso, em férias, também é mais propício gerar um tempo de silêncio, para pensarmos e avaliarmos a nossa relação com Ele. Quem sabe até (e porque não?) não nos convidará a segui-Lo, quando menos esperamos, nas férias que tanto ansiámos e que agora vivemos?
Deus chama em qualquer estação do ano, em qualquer lugar… Basta estarmos um bocadinho atentos, disponíveis para O escutar...

Este é um recadinho do Pe. Luis Campos do cantinho do Pré-Seminário.

18/07/07

“Não existe nada mais sem sentido do que procurar o sentido das coisas!”
- frase que retirei de um e-mail que recebi.

Se pudesse atribuir um Óscar à frase mais sem sentido dos últimos tempos sem dúvida escolheria esta!
Enquanto nos contentarmos com as aparências e o superficial, ou com as respostas mais evidentes, tenho certeza jamais seremos capazes de encontrar a raiz (essência) da felicidade.
Qual a nossa essência? Qual o nosso sentido? O que nos define mais profundamente? Que horizontes buscamos? Que conquistas interiores ansiamos?
Voltas e voltas poderemos dar mas tenho certeza que a Jesus iremos sempre parar pois apenas Ele pode responder-nos a estas inquietações tão profundas! Apenas Ele nos pode conduzir na autêntica e profunda descoberta de nós mesmos.
Na exacta medida em que conheço a Deus descubro-me a mim próprio!

15/07/07

Em oração...

"A vaca fria..."

“O Bloco de Esquerda da Madeira apelou hoje às mulheres a quem seja recusada a realização de um aborto na região autónoma para que "apresentem uma queixa-crime contra o Governo Regional", que decidiu suspender a aplicação da lei até que o Tribunal Constitucional se pronuncie.”

Fonte: Lusa

Parece que é hoje que começa oficialmente a “matança dos inocentes de forma legal”.
Ao ler esta notícia só me sugere dizer isto:
- A quem for recusada uma operação de qualquer tipo (de forma gratuita) num prazo que ultrapasse os cinco dias deve apresentar uma queixa crime contra o governo do continente…

XV Domingo Comum - C


Ensina-me a ver, ter compaixão e a agir...

"Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?» Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.”
Lc. 10, 36-37

Ao Pai do Céu eu peço
Que me ensine a ver
Com os olhos da fé
Com a atenção necessária
Iluminado pelo amor…

Ao Pai do Céu eu rogo
A compaixão suficiente
Para descobrir onde sou preciso,
Para me comprometer solidariamente…
Mesmo nas grandes dificuldades!

Ao Pai do Céu suplico
A sabedoria para agir
De forma comprometida e séria
Na edificação do reino
Na edificação do mundo novo
Cheio de solidariedade, amor
E constante atenção mútua e recíproca.

14/07/07

Ser simples e ser prudente!

Do Evangelho de ontem:

«Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.”
Mt. 10, 16

A Conferência Episcopal, numa missão verdadeiramente profética, denunciou publicamente o mau estar social que prolifera pelo nosso país.
Quiseram os Bispos denunciar publicamente a medíocre capacidade de diálogo e abertura da parte de quem governa e também a má vontade do governo nas relações com a própria Igreja em tantos aspectos.
Eu gosto de acreditar nas pessoas. Acredito que os nossos governantes irão arrepiar caminho e preocupar-se com os problemas reais das pessoas e não apenas com o deficit ou o PIB.
Face ao desafio do Evangelho de ontem e face à atitude dos nossos bispos apetece-me dizer:
- Senhor primeiro-ministro, nós os Cristãos somos muito pacíficos, somos simples como as pombas, mas olhe que também sabemos ser prudentes como as serpentes! Nós somos pacíficos e somos tolerantes ao máximo mas, por favor, não nos tome como ingénuos!

11/07/07

Olhem pelo Interior e para o Interior…

Eu entendo que as contingências económicas exijam sacrifícios… Sem sacrifico não há vitórias! Eu concordo com o corte de tantas regalias exageradas que apenas beneficiavam particulares! Eu até sou capaz de entender que é preciso mão forte e coragem para governar… decidir nunca é fácil!
Só não compreendo porque continua o interior a perder tudo!
As festas que as populações fizeram quando inauguraram os centros de saúde, as escolas, os centros de apoio a idosos… e agora… tudo a encerrar!
Só não compreendo esta “ditadura ideológica das minorias” que nos querem impor de forma camuflada com argumentos de modernidade e progresso!Pior que isto é a falta de confiança, a falta de empenho e alegria que vejo à minha volta. Pior que tudo isto é esta sensação derrotista de “encolher os ombros” e de forma alienada deixar que tudo se faça.
Um país será rico se descobrir que ter riqueza não é um número… é uma constatação… um país será rico se souber colocar os seus recursos onde é mais preciso e para o que é mesmo importante… e para mim, depois de Deus, o mais importante são aqueles que são sua imagem e semelhança – as pessoas!
Continuarei a rezar por quem tem esta missão, tão nobre quanto difícil, de ir à frente nos desafios e problemas sociais… e bem preciso rezar porque me parece os nossos políticos bem carenciados estão da oração de todos…!

08/07/07

Sete Maravilhas Pessoais...

Foram esta noite divulgados os resultados das novas sete maravilhas do mundo… A maior maravilha são as pessoas por isso aqui apresento aquelas que considero ser as minhas sete maravilhas pessoais:

1- Saber que sou amado por Deus por isso vivo
2- Saber que tenho na minha família o meu porto seguro de abrigo
3- A certeza da amizade sincera de tantos
4- A alegria de poder ajudar de forma descomprometida
5- A grandeza do meu ministério
6- Saber que estou nas mãos de Deus
7- Todos os dias poder aprender e crescer na comunhão

E as tuas quais são?

07/07/07

XIVº Domingo Comum - O envio

“Jesus designou setenta e dois discípulos
e enviou-os dois a dois à sua frente,
a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.” Lc 10,1


Quero ser
Sentir-me e viver
Como teu enviado…

A ir à frente
A arriscar olhar mais longe
A ousar ser como Tu hoje aqui serias…

Faz com que a minha vida seja
Um apontar para Ti
Que sempre estás presente…
Embora tantas vezes por tantos ignorado!

Auxilia-me a orar
Pois a oração é a base da missão!
Ensina-me também a serenidade
Face às dificuldade e hostilidades
Que tantas vezes nos fazem desanimar.

Dá-me o Espírito da verdadeira pobreza
A simplicidade e autenticidade de vida
E enche-me de confiança e esperança
Quando os frutos tardarem a aparecer!

04/07/07

Hoje subi à montanha…

A oração é um acto de confiança em Deus… É um diálogo amoroso que Deus permite; É um diálogo nem sempre fácil!
Por vezes temos o privilégio de viver mais intensamente a oração, de “a sentir” mais profundamente, de nos “saber” melhor… já outras vezes é mais difícil rezar, é mais árido ou rotineiro!
Hoje foi muito bom rezar, foi especial, foi diferente! … Amanhã, se for mais difícil, acredito que Deus valorizará o meu esforço!

02/07/07

Estas coisas não se dizem na Internet! São demasiado pessoais!


Tenho o enorme privilégio de viver numa comunidade sacerdotal e poder partilhar diariamente a minha vida e ministério com 4 colegas sacerdotes.
Um deles mostra-me Jesus Cristo pela forma como se empenha no trabalho, pela maneira admirável como partilha os seus conhecimentos e pela constante proximidade, apesar da diferença enorme de idade, que tem em relação a mim.
Um outro apresenta-me Jesus pelo seu sorriso afável e pela sua gargalhada genuína! Apresenta-me igualmente o mestre pela música e pela profícua amizade.
Com outro encontro Jesus na sinceridade, na autenticidade e na alegria de viver.
Finalmente com o outro colega descubro Jesus na pureza de intenções, na disponibilidade para servir e no desejo de seguir permanentemente este nobre ideal!
Tão diferente eu sou… como os invejo e como os procuro constantemente imitar para melhor seguir Jesus!