29/07/06

Você sabia?

"Bodas de algodão", no 1º aniversário do casamento;
"Bodas de papel", no 2º aniversário do casamento;
"Bodas de madeira", no 5º aniversário do casamento;
"Bodas de lã", no 7º aniversário do casamento;
"Bodas de estanho", no 10º aniversário do casamento;
"Bodas de seda", no 12º aniversário do casamento;
"Bodas de cristal", no 15º aniversário do casamento;
"Bodas de porcelana", no 20º aniversário do casamento;
"Bodas de prata", no 25º aniversário do casamento;
"Bodas de ouro", no 50º aniversário do casamento;
"Bodas de diamante", no 60º aniversário do casamento.

28/07/06

Se você...

1. Se tiveres alimentos no frigorifico, roupas para vestir, um tecto sobre a cabeça e um lugar para dormir... Você é mais rico do que 75% dos moradores deste mundo.
2. Se você tem dinheiro no banco, na sua carteira e algumas moedas espalhadas em casa ou no carro, você está entre os 8% mais bem sucedidos do mundo.
3. E se tem o seu próprio computador, você faz parte do 1% do mundo que tem essa oportunidade;
4. Mas também... Se você acordou hoje de manhã com mais saúde do que doença... Você é mais abençoado que os muitos que nem sequer sobreviverão a este dia;
5. Se você nunca experimentou o medo da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores de sofrimento de fome...Você está à frente de 700 milhões de pessoas no mundo;
6. Se você pode ir a uma Igreja, Mesquita ou Sinagoga, sem o temor de apanhar, de ser preso, torturado ou sem medo da morte... Você é abençoado e invejado por mais de três bilhões de pessoas, que não podem reunir-se com outros para celebrar a sua fé;
7. Se teus pais ainda estão vivos e casados, você é uma Raridade;
8. Se você pode manter a sua cabeça erguida e pode sorrir, você não é a norma, você é um caso muito raro!

27/07/06

Os meus óculos de sol...

Disseram-me que os óculos de sol foram inventados pelos chineses que os utilizavam sempre que faziam negócios! Parece que, quando gostamos muito de uma coisa, a pupila dos olhos se dilata por isso os chineses utilizavam os óculos para disfarçar a vontade de adquirir algum produto e conseguiam assim adquiri-lo a um preço mais baixo.
Aderi à moda dos óculos de sol… realmente são práticos principalmente para conduzir.
Uma coisa me incomoda bastante… não consigo falar com ninguém enquanto utilizo os óculos de sol… e custa-me bastante estar a falar com alguém que não retira os óculos de sol quando interage comigo! Quando isto acontece parece-me que falta intensidade e autenticidade na conversa…
Cada burro com sua mania…

25/07/06

Ontem vi…

Ontem à noite, já tarde, liguei a televisão e assisti a parte um programa transmitido em directo de Seia. Era um programa de anedotas onde se utiliza uma linguagem “pouco decente”!
Não quero tirar o valor ao dito programa! Quem escreve os textos tem de certo muita imaginação e até pode agradar a muita gente…
Para mim a linguagem ultrapassa muitas vezes o limite do razoável… mas só vê quem quer! Somos adultos... podemos escolher!
Só uma coisa me deixou preocupado… entre o publico que assistia "in loco" ao dito programa estavam muitas dezenas de crianças e adolescentes… que familias levam os seus filhos a este tipo de espectaculos!? Depois queremos crianças educadas e com principios e valores... Que futuro estaremos a construir?!

21/07/06

Oração... gozo ou sacrificio?

A mim custa-me bastante rezar… calculo que não seja só dificuldade minha! Ou porque estou com calor… ou porque julgo que fazer outras coisas é mais importante… ou porque estou eufórico…ou porque estou com tédio! Tudo serve como desculpa para descorar ou minimizar o tempo de oração.
Mas vou tentando rezar… tentando sempre! Esta tentativa… este esforço já é, de certo, oração!
Ás vezes buscamos na oração um tempo de gozo pessoal… de satisfação espiritual interior!
Tantas vezes a oração não é nada disto! Tantas vezes a oração é sacrifício e aridez…Tantas vezes se trava uma luta interior de motivação para rezar… e nada…
A oração não terá de ser necessariamente um tempo de gozo e satisfação (não quer isto dizer que muitas vezes não seja!) mas a aridez e a dificuldade em rezar é de certo uma bela forma de oração!

14/07/06

A Igreja, na cultura e civilização actual, tem perdido muitas batalhas mas a verdadeira guerra que a Igreja esta a perder é a guerra cultural.

11/07/06

Oração de um menino...

Um menino meditando enquanto rezava, concluiu:
Senhor, esta noite te peço algo especial…Me transforme em um televisor.
Queria ocupar seu lugar. Queria viver o que vive a TV da minha casa.
Ter um quarto especial para mim e reunir todos os membros de minha família ao seu redor.
Ser levado a sério quando falo.
Poder ser o centro das atenções, que todos querem escutar sem interromper nem questionar. Queria sentir o cuidado especial que recebe a TV quando algo não funciona...
E ter a companhia de meu Pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado do trabalho. E que minha Mãe me busque quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo...
E que possa divertir a todos, mesmo que às vezes eles não digam nada. Queria viver a sensação de que deixassem tudo para passar alguns momentos ao meu lado.
Senhor, não te peço muito.
Só viver o que vive qualquer televisor...
(desconheço o autor)

Uma questão de organização...

Somos os melhores a organizar eventos! A expo foi um sucesso e o euro 2004 foi “o melhor” de sempre!
No último mês tenho visto filas infindáveis para adquirir o selo de imposto automóvel à porta da repartição de finanças desta cidade… ainda hoje, com este calor… uma fila que se espelhava pelas escadas e várias dezenas de pessoas ao sol horas a fio!
Somos capazes de organizar coisas para “inglês ver”…e não somos capazes de nos organizar a nós próprios!

10/07/06

Um Sacerdote deve ser...

Muito grande e ao mesmo tempo muito pequeno;
Nobre de espírito, como de sangue real;
Simples e natural, como de raiz camponesa;
Herói na conquista de si mesmo, homem que lutou com Deus,
Fonte de santificação, pecador que Deus perdoou;
Soberano dos seus desejos, servidor dos tímidos e fracos;
Que não se inclina perante os poderosos,
Mas se curva diante dos pobres;
Discípulo do seu Senhor, guia do seu povo.
Mendigo de mãos estendidas, portador de dons inumeráveis;
Homem no campo de batalha, mãe para confortar os doentes;
Com sabedoria da idade madura, e confiança de um menino;
Voltado para o alto de pés bem assentes na terra.
Feito para a alegria, experimentado no sofrimento;
Afastado de toda a inveja;
Transparente em todos os pensamentos
Olhando muito além, falando francamente
Amigo da Paz, inimigo da inércia.Fiel para sempre…
Tão diferente de mim!

Manuscrito Medieval encontrado em Salsburg

08/07/06

Segredo para este domingo

Deus quer precisar de nós para estar presente no mundo.
Deus transforma as nossas limitações em potencialidades!

07/07/06

Verdades...

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

"A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la...Mas quem consegue, descobre tudo."

Charles Spencer Chaplin

05/07/06

Futebolisticamente falando...

Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará a fazer o impossível.
(São Francisco de Assis)

Caridade... perdão...

Madonna quer livrar o mundo dos pecados. A ex-Material Girl diz que "as pessoas vão para o inferno se não mudarem o jeito como vivem" e que "a maioria dos padres é gay". As declarações polêmicas foram feitas em seu novo documentário, I'm Going to Tell You a Secret, que vai ser exibido no dia 30 na MTV americana.

fonte: http://www.bonde.com.br/bondenews/bondenewsd.php?id=230&dt=20051018

Não vou insultar por caridade! Mas admito que tenho pena desta gente... deve ter razão quando diz que a maior parte das pessoas vai para o inferno... deve estar a falar da algumas cantoras!!!

"Tonilhos" sacerdotais...


Chegados a esta altura do ano… chega a época oficial dos “tonilhos sacerdotais”!
“Tonilhos” são as coscuvilhices que nesta época surgem sobre as transferências clericais… Este padre vai para ali… ouvi dizer que afinal vai para além… não...não... fica na mesma disse-me aquele padre!!! É a época mais divertida do ano…
Se a igreja fosse mais “democrática”… não era democrática que queria dizer…mas não encontrei outra palavra! Se houvesse maior corresponsabilidade e união no presbitério como seria uma época bem menos interessante e divertida!!!

02/07/06

Porque será?

Às vezes vou a casamentos onde me custa imenso estar por diversos motivos! O principal é sentir que o casamento é “um pró-forma” necessário para a aparência social e para a beleza das fotografias… pouca gente responde na cerimónia… tudo muito distante! Outro motivo é a camada de verniz com que se reveste esta cerimónia! A maior parte dos convidados não se conhece… outros estão por “obrigação” e a maior parte esta chateado por ter de dar uma prenda ou por ter gasto rios de dinheiro na “toilette”!
Hoje estive na ordenação de colegas… 3 novos padres e dois novos diáconos!
Que diferença abismal! Tantos sorrisos… tanta espontaneidade nos aplausos… gente que canta com alegria… jovens, adultos… idosos verdadeiramente unidos e transbordando de alegria verdadeira!
Porque será???

01/07/06

Vamos votar na linha editorial...

O blog de um padre deve ser?
Temos uma “luta cerrada” entre “Espaço de partilha pessoal emotiva” e “Espaço de pensamentos para reflexão”! Já exerceste o teu direito cívico?
Logo a seguir aos links...