19/07/07

Verão… Diversão, Anseios, Silêncio…


Chegou a estação do ano que muitos anseiam… Verão, férias para o descanso e para a diversão. Quebra-se, num curto ou longo espaço de tempo, a rotina do dia a dia. Cada um, a seu modo, aproveita para fazer algo que gosta: um passeio cá dentro ou fora, uma praia para bronzear, um espaço para visitar, um encontro com amigos que não se vêem constantemente, entre outras tantas coisas… No entanto, outros também aproveitam para pensar e avaliar o que têm feito, outros anseiam pelo futuro: se irão ou não entrar na universidade tão desejada, onde irão ser colocados no próximo ano lectivo, onde irão exercer e desempenhar aquilo para que se formaram ao longo de todo um curso… E todos anseiam pelo melhor, com mais ou menos entusiasmo.
Neste período de tempo, Deus continua presente, embora, às vezes, mais esquecido pelos seus filhos! Ele continua presente em qualquer espaço em que nos encontremos… E continua a amar-nos, a contar com a nossa atenção.
Por isso, em férias, também é mais propício gerar um tempo de silêncio, para pensarmos e avaliarmos a nossa relação com Ele. Quem sabe até (e porque não?) não nos convidará a segui-Lo, quando menos esperamos, nas férias que tanto ansiámos e que agora vivemos?
Deus chama em qualquer estação do ano, em qualquer lugar… Basta estarmos um bocadinho atentos, disponíveis para O escutar...

Este é um recadinho do Pe. Luis Campos do cantinho do Pré-Seminário.

3 comentários:

Anónimo disse...

É curioso eu funciono ao contrário. É no período de férias que tento perceber/aprender o que a Igreja diz.

É nas férias que mais vezes vou à igreja. Costumo dizer que a igreja é o meu spa. É tempo de pensar, fazer balanços e ler.

Como não percebo nada de religião (fiz a 1ª comunhão sem frequentar a catequese) a maior parte das coisas que os padres dizem, para mim, nem sempre, fazem muito sentido, embora eu tente perceber. É um universo muito estranho para mim, no entanto, tenho curiosidade, só que depois há umas incoerências e eu volto à estaca zero!

O tempo também não me sobra e como tenho outras coisas obrigatórias para ler e fazer nunca peguei em literatura relativa à religião. Também não sei muito bem por onde começar, é certo!

Teodora

Anónimo disse...

Pelos Evangelhos que são o essêncial...

Anónimo disse...

Obrigada anónimo.

Uma vez comecei a ler o Antigo Testamento, mas como trabalho até tarde, levanto-me muito cedo e só gosto de ler já deitada, rapadimente caía que nem um tordo!

Já agora o Festival Jota correu bem? Estava tudo pronto a horas?

Teodora