03/06/07

O sono dos justos… o trabalhador merece o seu descanso!

Fui, faz já algum tempo, pregar a uma festa num domingo ao final da tarde… Estava já algum calor!
O colega que me pediu este favor é já um sacerdote de alguma idade e com bastantes comunidades cristãs ao seu encargo (calculo que sejam pelo menos seis!).
Pediu-me na sacristia, antes de iniciarmos as cerimónias, para que eu presidisse à celebração que ele ficaria no primeiro banco porque já tinha celebrado demasiado… (Admito que não me atrevi a perguntar quantas!)
Com certeza acedi prontamente a mais esta solicitação e começou a celebração… Eu presidi e ele não concelebrou.
Durante as leituras tudo correu bem, no entanto, mal comecei a homilia, passados nem dois minutos, reparo que no primeiro banco alguém dormia! E tão profundamente…
Fiquei preocupado! Pensei estar a dizer banalidades que nem ao colega interessavam… No entanto, no final da celebração, fiquei mais sossegado quando uma daquelas “santas”, que há em todas as comunidades cristãs, me disse:
- O nosso prior é um santo! Consegue estar em todo o lado!
Não pude deixar de sorrir!

Sem comentários: