14/02/07

Libertinagem?! Sim! No futuro…

Considero a Liberdade como um princípio basilar civilizacional inquestionável. Sem Liberdade não pode haver verdadeira autonomia e autentico desenvolvimento pessoal e/ou social.
Acredito que qualquer sociedade, qualquer cultura, terá de salvaguardar este princípio porque é na diversidade de procedimentos e na autonomia de cada indivíduo que está a riqueza e a profundidade de uma qualquer cultura.
Deve por isso um estado de direito salvaguardar a Liberdade e procurar rebater todas as formas de libertinagem… Falsas liberdades.
Quem, como eu, teve a felicidade de nascer depois da revolução de Abril desconhece o que representa viver sem Liberdade e as dificuldades que esse regime impunha, sem apelo, às pessoas!
Preocupa-me apenas uma coisa! Parece me que os estados democráticos e ditos modernos favorecem e exaltam, quiçá exageradamente, o principio da Liberdade em detrimento de outros princípios civilizacionais que considero igualmente fundamentais como a justiça ou a equidade que toda a lei humana deverá promover e defender…

1 comentário:

Maria João disse...

A liberdade é fundamental. Deus criou-nos com live-arbítrio. Mas, como tudo, tem de haver princípios. E, como se diz no Direito, a minha liberdade acaba onde começa a do próximo.

Quer se queira quer não, tem de haver princípios universais para não cairmos numa anarquia, onde tudo vale.