06/06/07

- Senhor padre, precisamos de alguém que nos case!

Eram mais de 10 pessoas! Vinham os pais dos noivos, um dos padrinhos, uma irmã de um deles, e claro, os noivos. Tocam à porta e com ar envergonhado perguntaram-me:
- Vimos à procura de um padre para nos casar! Disseram-nos que aqui havia alguns. O Senhor é padre?
Com tanta inquietação junta fiquei atrapalhado! Sentámo-nos um pouco e começaram a contar a sua história.
- Senhor padre nós somos emigrantes na Suiça, e no ano passado combinamos tudo com o Sr. Padre lá da terra para neste ano casarmos em Agosto. Ficou tudo combinado, até a hora!
Entretanto, o sr padre sabe, o nosso pároco adoeceu gravemente e faleceu. O Sr. Arcipreste (o director regional) já tentou contactar diversos outros padres mas também ainda não conseguiu nada. Em Agosto é impossível para todos os padres… Na Diocese dizem que antes de Setembro não teremos novo pároco. Olhe sr. Padre nós já não sabemos como fazer e já nem nos importamos do dia nem da hora, desde que seja na primeira semana de Agosto, por causa dos nossos familiares que vêm de propósito da Suiça...
Admito que duvidei da história! Mas depois de confirmada… não consegui dizer não! Farei o casamento no dia que eles queriam inicialmente… um domingo de Agosto…farei seguramente 200 km nesse dia apenas por causa disto... e… lá se foi o ultimo domingo livre este ano que tinha programado para férias! Ficarei então solidário com tantos que as não podem ter!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que alegria sinto por ter sido professor de alguém assim: tão nobre, tão puro, tão dedicado, tão despojado.
Obrigado por esta magnífica lição de sacerdócio a tempo inteiro.
Teu em Cristo
Padre João António

Anónimo disse...

Tu nao existes mesmo!
Pena que hoje em dia se encontrem poucas pessoas como tu, um amigo de todas as horas! um abraço forte meu maninho "emprestado":)(és maminho emprestado, mas desde que nos conhecemos que somos como irmãos), Su

Paula disse...

:) que grande gesto... obrigado por existir ainda pessoas que têm um grande coração ..

disse...

Nota 20. Parabéns Padre e aos noivos. Não tenha dúvida que a melhor evangelização é a que se faz pelo testemunho.
Um abraço amigo