17/06/07

Uma Igreja em constantes cuidados paliativos

(Hoje apetece-me repensar novamente nisto!)

Parece-me a mim que muitas das coisas que faço, muitas das cerimónias em que participo, alguns dos projectos que sou desafiado a participar são “cuidados paliativos” que tenho de prestar… Os últimos cuidados que se prestam antes de morrer!
Certas cerimónias, tão só produto da tradição, e até certos projectos… é aguentar até… acabar!
Preocupa-me bastante descobrir nas paróquias uma religião tão só de tradições e hábitos… apetece desligar a máquina e deixar mesmo morrer! Mas depois que fica? Que propomos em troca? Estarão as pessoas dispostas a trocar a religião do “sempre foi assim” pela religião verdadeira e viva!?
Pior ainda… certos projectos eclesiais que resultaram numa sociedade de cristandade e que ainda mantemos… Se falarmos a nível vocacional então…
Avancemos com confiança em quem tudo pode! Dignifiquemos o que está em cuidados paliativos mas procuremos novas formas e novos caminhos de levar o Evangelho às pessoas… este não é só trabalho do padre… esta é também a tua missão!
Estou certo ou estou errado?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Querido Amigo:
tu estás completamente certo; eu penso e sinto o mesmo.
Só vejo um caminho: não desistir de acreditar; não parar de insistir.
Continua assim. Sê igual a ti mesmo. Os resultados poderão demorar, mas os frutos hão-de desabrochar.
Teu em Cristo
João António
padre

silvino disse...

errado.

ups.. certo, certissimo.

não sei como é o panorama nacional, mas até uma paróquia grande e activa como a minha parece estar em cuidados paliativos (mais vezes do que aquelas que é considerado "saudável").