22/02/07

40 Dias… 40 Pensamentos!

CADEIRA DE S. PEDRO, Apóstolo
22 Fevereiro
1 Pedro 5, 1-4
Mt 16, 13-19

A festa da Cadeira de São Pedro era já celebrada, neste dia em Roma, no século IV, para significar a unidade da Igreja, fundada sobre Pedro.
Na primeira leitura S. Pedro apresenta-se como testemunha dos sofrimentos de Cristo e também participante da glória que há-de ser revelada.
São Pedro pede aos que estão investidos de poder na condução da Igreja que se esforcem por ser verdadeiras testemunhas de fé e que tudo façam não por ganância mas por dedicação; não como dominadores sobre aqueles que lhes foram confiados, mas como modelos do rebanho.
O verdadeiro e único pastor da Igreja é Jesus Cristo e quem O segue sabe que nada lhe faltará! Era para essa certeza que nos alertava o salmo responsorial. Seguimos Jesus Cristo como único verdadeiro pastor representado para este tempo nos diversos lugares pelos bispos, padres e diáconos.
No Evangelho Jesus coloca uma questão pertinente:
“-E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Pedro antecipa-se a todos os outros e dá o seu testemunho pessoal de fé!
“-Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!”
Jesus confia-lhe então a importante missão de guiar a sua Igreja e de testemunhar sempre para todos a fé que ele próprio tem. No entanto, Jesus não o abandona nesta importante missão e diz-lhe:
“- Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céu…”
Jesus investe Pedro de um poder especial… único… diferente… responsabilizante!

Questões para este dia:

- Serei eu, enquanto padre, uma fiel testemunha de Jesus Cristo? Será que a missão que me está confiada eu a desempenho por dedicação e amor tornando-me assim modelo do rebanho e testemunha fiel?

- De que forma acompanho o ministério Petrino? Rezo pelo santo Padre? Esforço-me por conhecer os documentos do magistério?

- “E tu, quem dizes que Eu sou?”

3 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá Tó Carlos!!

passo para te dizer que o teu cantinho está em destaque no - eu estou aki - !

Tudo de bom para ti!
Muita força!
Bj

Anónimo disse...

Tó Carlos:

Então, essa caridade cristã?!

Filomena Silva.

Pe.T.C. disse...

Sempre disponivel!
Boa Quaresma para todos!