14/03/07

40 Dias... 40 Pensamentos! Quarta, 14 de Março

Em matérias de fé, e sem querer ser demasiado taxativo, considero ser necessário distinguir três tipos genéricos de pessoas:
- as que duvidam;
- as indiferentes;
- os distraídos.
Para mim a dúvida (quando sincera) é sempre legítima e penso ser sinal de quem “anda à procura”… De quem procura a verdade na fidelidade à sua consciência ou inteligência.
Já a indiferença considero-a própria de quem procura fugir à questão central do sentido da vida e da existência ou porque se julga superior à questão ou porque prefere viver alienado a essa problemática.
Mas pior que tudo isto é viver distraído! Viver culpando tudo e todos por causa das questões a que não consigo dar resposta. O pior de tudo, penso, é encher o coração de rancores e/ou coleccionar erros de terceiros para lançar confusão. Ou andar de tal forma ocupado em faits divers como se estes pudessem alguma vez dar sentido à existência ou pelo menos serenar ou minimamente saciar a ânsia íntima de felicidade autêntica.
Que forma tão estranha tenho eu de pensar! Porque hei-de eu julgar que terei razão?!

7 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá!!!
Gostei da tua meditação e concordo com ela, é isso mesmo!
Muita força para ti!
BJ

Maria João disse...

Concordo com ela!

Lá está, o pior cego é aquele que não quer ver.

Anónimo disse...

«Cara Padre Tó Carlos:

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com o seu blog, e tento compartilhar esse conhecimento com tantas pessoas quantas posso.

Quando alguém tenta defender a homossexualidade, por exemplo, eu lembro simplesmente que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

Mas eu preciso , entretanto, da sua ajuda no que diz respeito a algumas outras leis específicas e como seguí-las:

a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos.
Eles reclamam afirmando que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época actual, qual acha que seria um preço justo?

c) Eu sei que não é permitido ter contacto com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24).O problema é: como é que eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados em nações vizinhas.
Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadianos. Você pode esclarecer isso? Por que será que eu não posso possuir canadianos?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 afirma claramente que ele deve ser morto. Sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

f) Um amigo meu acha que, mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso aproximar-me do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler.
A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusivamente o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como devem eles morrer?

i) Eu sei que tocar em pele de porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso, por exemplo, jogar futebol americano se usar luvas? É que as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco.

j) O meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. A sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tem tendência para praguejar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los numa cerimónia privada, tal como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com os seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, por isso confio que possa ajudar.

Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.

Seu discípulo e fã ardoroso

Wanderley

Pe.T.C. disse...

Já experimentou ler também o Novo Testamento?
A Palavra de Deus é imutavel mas tem de ser situada num conjunto.
Faz lembrar-me as testemunhas de Jeová! A letra pela letra.

Anónimo disse...

Como se faz o corpo de Jesus Cristo:

http://www.youtube.com/watch?v=aNB-N0OvfcU

Anónimo disse...

Tó Carlos esqueceste-te de um quarto tipo... os parvos anónimos!

Paulo

Anónimo disse...

- E eis que enquanto o Padre Tó Carlos agradece o repeito por outras opiniões mesmo que diferentes, não é que aparece o engraçadinho do Paulo armado em Chico-esperto acirrar as hostes?

José.