14/03/07

Para ler a "Sacramentum Caritatis"

1. Não tomem o todo pela parte.
2. Não leiam a parte sem o todo.
3. Esta exortação apela para a beleza do mistério.
4. O Santo Padre é um eminente teólogo.
5. Se criticamos a cultura light, como é que podemos criticar quem nos ajuda a vencer um cristianismo light?
6. Leiamos este documento sem preconceito, com serenidade, docilidade e muita alegria.
7. A Eucaristia, como lembra Bento XVI, é o sacramento do amor!

Mais uma lição que aprendi com este professor.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tó Carlos, penso que você deveria cuidar um pouco mais os posts que você bota no blog veja.

Vaticano condena mais um teórico da Teologia da Libertação:


http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13716

Como pode chamar de Santo este Papa ainda em vida?

Wanderley

Anónimo disse...

"As pessoas deviam reconhecer como é bom nós termos referências e termos um corpo doutrinal que não anda ao sabor de cada um" - disse D. Carlos Azevedo, Porta-Voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em relação à notificação da Congregação para a Doutrina da Fé ao teólogo Jon Sobrino. E acrescenta: "não é por ser um teólogo da libertação mas o conteúdo da sua cristologia".
O Pe. Jon Sobrino pertence à Companhia de Jesus e nas obras - «Jesus Liberador. Lectura histórico-teológica de Jesús de Nazaret» e «La fe en Jesucristo. Ensayo desde las víctimas» - "defende posições que podem causar dano aos fiéis".

"Penso que o papel dos teólogos é tentar encontrar formas de dizer o mistério, encontrar formas para transmitir na linguagem da filosofia e da cultura de cada tempo aquilo que é o património perene da fé" - defende D. Carlos Azevedo. E adianta: "se são chamados à atenção deviam ser humildes e dizer pronto eu acredito naquilo que a Igreja acredita".

Depois do veredicto final - a Notificação tem a data de 26 de Novembro - ainda se esperou que o teólogo se retractasse. "Na esperança que ainda pudesse voltar atrás" - salienta o Porta-Voz da CEP. E acrescenta: "ainda bem que existe alguém que garante a unidade da fé". "É uma grande vantagem da Igreja Católica em relação a outras perspectivas religiosas q não têm a figura de alguém como o Papa, sucessor de Pedro, que procura manter a Igreja e dizer aos que andam muito para trás para andarem um bocadinho mais depressa e os que vão muito para a frente que tenham um bocadinho mais de calma porque senão o rebanho dispersa-se".

Como consequência desta notificação, Jon Sobrino fica impossibilitado de "publicar livros sem o reconhecimento do seu bispo e fica proibido de ensinar" - concluiu.
Claro que pode publicar e ensinar mas nao queira que o seu bispo aprove o que diz.