06/05/07

Os Peregrinos


Testemunhei hoje, enquanto conduzia numa estrada nacional, como centenas de pessoas caminham já rumo a Fátima!
Assumo que admiro e invejo todos aqueles que conseguem fazer da peregrinação uma verdadeira caminhada espiritual…
Fiquei, no entanto, um pouco preocupado e inquieto! Muitos destes peregrinos não usam o colete reflector… e muitos dos carros não se preocupam minimamente com a berma ocupada por peões transitando a velocidades elevadíssimas…
Que Nossa Senhora de Fátima nos ensine e nos ajude a crescer no verdadeiro civismo e respeito mútuo.

3 comentários:

Maria João disse...

Bom conselho! Nem sempre nos lembramos de pormenores que podem salvar-nos a vida. DEus ajuda, mas também temos de fazer a nossa parte.

Que DEus ajude estes peregrinos que caminhem em Seu nome.

Anónimo disse...

A mente de um crente acha que tem que estar agradecido a uma entidade sobrenatural pelo que se passa de bom na sua vida. Mas para aqueles que vivem na realidade, a verdade é bem diferente.

As pessoas deviam era agradecer à ciência e tecnologia tudo o que de bom lhes acontece. Senão vejamos:

- Teve um acidente de carro e sobreviveu sem grandes sequelas? Agradeça à evolução constante da tecnologia de segurança automóvel.

- Tem comida na mesa e está grato? Agradeça aos nossos antepassados que inventaram e desenvolveram a agricultura, pecuária, pesca, etc. Todas elas são tecnologias e que ainda hoje são melhoradas.

- Estava doente e foi curado? Agradeça à medicina.

- Estava doente com uma doença terminal mas entrou em remissão e ficou bom? Agradeça ao facto da ciência moderna ainda não saber tudo, pois qualquer falta de explicação científica é uma boa oportunidade para achar que foi intervenção divina.

Etc, etc...

Quantos peregrinos morreram até hoje atropelados a caminho de Fátima? Provavelmente nesses casos a culpa já é atribuída à falta de civismo dos condutores portugueses, e não à vontade da virgem que os devia estar a proteger enquanto são pastoreados até Fátima.

a) João Brandão

Anónimo disse...

Principalmente depois de morrer é de agradecer à ciência|