16/05/07

Posso passar a limpo?

Acontece com muita frequência quando peço aos meus alunos algum trabalho escrito ou marco algum exercício prático; perto da hora de entregar o resultado final há sempre alguém que me pede:
- Posso passar a limpo? Ainda tenho tempo?
Às vezes não deixo! Prefiro que voltem a ler o que escreveram e acrescentem mais qualquer coisa.

A vida é assim mesmo… Queremos fazer tudo muito bem e nem sempre conseguimos… riscamos e tentamos de novo!
Às vezes fazemos um balanço e olhamos para o global e apetece-nos passar a limpo!
O melhor de tudo é que Deus deixa-nos sempre passar a limpo! Para Deus estamos sempre a tempo de passar a vida a limpo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Lindo pensamento.

Uma mensagem de esperança, mas de responsabilidade também.

Abraço

Mário Relvas

Maria João disse...

o problema é quando não limpamos! Então quando afectamos a vida dos outros...


beijos em Cristo

Anónimo disse...

«O melhor de tudo é que Deus deixa-nos sempre passar a limpo! Para Deus estamos sempre a tempo de passar a vida a limpo.»

Deuteronómio 17, 2-5 "Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o senhor teu Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer mal aos olhos do senhor teu Deus, transgredindo a sua aliança, Que se for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei, E te for denunciado, e o ouvires; então bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel, Então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra.".

Êxodo 31,15 "Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.".

Levítico 24, 16 "E aquele que blasfemar o nome do senhor, certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do senhor, será morto.".

Isaías 13, 15-16 "Todo o que for achado será transpassado; e todo o que se unir a ele cairá à espada. E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos; as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres violadas.".

Como padre como interpreta estas passagens da biblia?

erute disse...

Gostei imenso da comparação...
Eu tenho muitas vezes a mania do perfeccionismo e nem sempre é bom, mas realmente sinto que com Deus tenho sempre oportunidade de passar a limpo, mas que na vida nem sempre é o melhor...

Deu para reflectir!

Pe.T.C. disse...

Caro anónimo.
Teriamos muito a falar a respeito de exegese biblica e da interpretação literal ou simbolica... Seria uma longuissima conversa.
Poderei sugerir-lhe, se sinceramente estiver interessado, algumas boas leituras que sempre podem ajudar a ler a Sagrada Escritura.
Apenas cito 2 Cor. 3,6: "É Ele que nos torna aptos para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, enquanto o Espírito dá a vida!"
Talvez valha a pena pensar nisto!